Gana, Brasil e USA conectados

Na quinta-feira (10), os alunos da Ebony participaram de uma videoconferência incrível entre Brasil, Gana e EUA. A videoconferência, que teve duração de uma hora e meia, proporcionou um momento a mais de aprendizado sobre as semelhanças entre Brasil e Gana e também deu aos alunos a oportunidade de se comunicar em inglês com pessoas de outros países.

A experiência foi muito enriquecedora para toda a turma. Ela foi dividida em três momentos. No primeiro, o pessoal de Gana apresentou traços da cultura ganense que também se relacionavam à brasileira. Foi super bacana notar como a música deles lembra sons comuns no Brasil e em outros países da América do Sul. Também aprendemos que há muitas palavras similares e um dos exemplos que vimos foi o caso de “tudu”, que significa “multidão”.

Depois, assistimos a um excelente documentário sobre a história de um grupo de afro-brasileiros que migraram para Gana e fundaram a comunidade Tabom na capital Acra. O vídeo foi disponibilizado pelo pessoal dos EUA e foi uma grande novidade para muitos que participavam da videoconferência. Assista a ele aqui.

Separamos a última parte para fazer perguntas e discutir questões mais gerais. Não faltou assunto. Tiramos dúvidas sobre nossas culturas, falamos de projetos pessoais, discutimos as eleições presidenciais no EUA e tivemos uma resposta maravilhosa do Darryl, no sentido de que o Trump será só mais um presidente e que a luta sempre existirá independentemente dele, e também iniciamos um debate bastante interessante sobre a legalização do aborto. TUDO ISSO EM INGLÊS!

E essa foi a grande lição para a turma que estava lá. Muitos alunos que participaram do evento estão no primeiro semestre de curso e mesmo assim se comunicaram. Houve dificuldades, teve palavras que fugiram na hora, mas eles viram que foram entendidos, que há um esforço por parte dos ouvintes e que eles são capazes de falar inglês.

A equipe da Ebony está muito feliz pelo acontecimento dessa videoconferência. Ela resume bem a proposta da escola e vai ao encontro dos nossos objetivos de aproximar povos da diáspora e de preparar as pessoas para o mundo com um inglês de qualidade, que realmente ensina no dia a dia. Agradecemos muito a participação de todos e estamos ansiosos pela organização de uma próxima atividade como essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *